Lula reage a tarifaço dos EUA com ameaça de retaliação

Example news
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula ainda acusou o presidente norte-americano Donald Trump de mentir ao justificar a taxação.

Política

10/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu reagir com firmeza à decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros.

Em publicação nas redes sociais ontem (9), Lula afirmou que responderá com base na Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, e acusou o presidente norte-americano Donald Trump de mentir ao justificar a taxação com um suposto déficit comercial.

A lei brasileira permite ao governo suspender concessões e impor restrições a importações e direitos de propriedade intelectual em caso de medidas unilaterais de outros países.

O governo também contestou os dados dos EUA, alegando que, nos últimos 15 anos, houve superávit de 410 bilhões de dólares em favor dos americanos.

Trump ainda usou o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF), como argumento para atacar o Brasil.

Lula rebateu dizendo que o processo contra golpistas é “competência apenas da Justiça Brasileira”. E foi além: “No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas”.

A nota do Planalto foi publicada após reunião de emergência com ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas