Política
29/08/2025
A revista britânica The Economist trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capa desta semana com rosto pintado de verde e amarelo e chapéu viking de pele de animal, numa clara referência ao invasor do Capitólio em 2021, nos Estados Unidos.
A reportagem chega às bancas na mesma semana em que o ex-presidente e mais sete aliados enfrentam julgamento pela trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022.
Com o título “O que o Brasil pode ensinar à América”, a publicação afirma que o país “dá um exemplo de maturidade democrática aos Estados Unidos”, que, segundo a revista, estaria se tornando “mais corrupto, protecionista e autoritário”.
A ação penal 2668, apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, aponta Bolsonaro como líder de um plano para desacreditar as urnas eletrônicas e manter-se no poder mesmo após a derrota eleitoral.
De acordo com a denúncia, a estratégia começou em 2021 e culminou no 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
A Procuradoria-Geral da República chegou a citar planos de sequestro e assassinato de autoridades, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Todos os advogados pedem absolvição.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas