Economia
13/10/2025
Que inveja!
A Zona de Processamento de Exportação do Ceará, no Porto do Pecém, foi eleita a melhor Zona Econômica Especial (ZEE) do mundo no ranking Global Free Zones of the Year 2025, elaborado pela fDi Intelligence, divisão especializada do Financial Times em investimentos estrangeiros diretos.
A ZPE cearense também recebeu o título de melhor zona industrial global, superando concorrentes tradicionais de mercados consolidados, como Jebel Ali Free Zone (Emirados Árabes Unidos) e Sohar Free Zone (Omã).
O modelo integra porto, energia renovável e indústria de baixo carbono.
Para Jean Paul Prates, especialista em energias renováveis, há uma combinação de planejamento, estabilidade institucional e visão de longo prazo.
“Essa é a essência do que chamo de Brasil Equatorial — o eixo de desenvolvimento que liga o Ceará ao Amapá, passando pelo Rio Grande do Norte e Maranhão, com vocação natural para energia limpa, industrialização verde e digitalização”, observou o ex-presidente da Petrobras.
Que sirva de exemplo para qualquer projeto de ZPE no RN. Ainda temos alguma?
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas