ZPE do Ceará, no Porto de Pecém, ganha reconhecimento global do Financial Times

Example news
Reprodução/Governo do Ceará
Zona de Processamento de Exportação do Ceará, no Porto do Pecém, foi eleita a melhor zona econômica no Global Free Zones of the Year 2025.

Economia

13/10/2025

Que inveja! 

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará, no Porto do Pecém, foi eleita a melhor Zona Econômica Especial (ZEE) do mundo no ranking Global Free Zones of the Year 2025, elaborado pela fDi Intelligence, divisão especializada do Financial Times em investimentos estrangeiros diretos.

A ZPE cearense também recebeu o título de melhor zona industrial global, superando concorrentes tradicionais de mercados consolidados, como Jebel Ali Free Zone (Emirados Árabes Unidos) e Sohar Free Zone (Omã).

O modelo integra porto, energia renovável e indústria de baixo carbono. 

Para Jean Paul Prates, especialista em energias renováveis, há uma combinação de planejamento, estabilidade institucional e visão de longo prazo. 

“Essa é a essência do que chamo de Brasil Equatorial — o eixo de desenvolvimento que liga o Ceará ao Amapá, passando pelo Rio Grande do Norte e Maranhão, com vocação natural para energia limpa, industrialização verde e digitalização”, observou o ex-presidente da Petrobras.

Que sirva de exemplo para qualquer projeto de ZPE no RN. Ainda temos alguma?

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas