Economia
11/08/2025
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, afirmou hoje (11), em entrevista no Jornal da Mix, que o “tarifaço” dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode colocar em risco o leilão do Terminal Pesqueiro de Natal, marcado para a próxima semana.
Segundo ele, 80% do atum pescado de forma industrial no estado é exportado para o mercado norte-americano, o que acende um alerta para empresas interessadas no equipamento, parado há 12 anos.
Saldanha disse que o governo estadual já articula medidas para minimizar o impacto, como isenção de até 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para exportadores atingidos.
Além disso, a governadora Fátima Bezerra (PT) pediu ao governo federal que negocie a reabertura do mercado europeu, fechado desde 2018, e avance em tratativas com a China para ampliar a venda de atum e camarão.
Mesmo com o cenário adverso, o secretário pretende convencer as empresas a manter o interesse no leilão.
“As crises passam, todo mundo passa por crise, todo negócio passa por crise”, afirmou.
Ele aposta que, além da exportação, o Terminal Pesqueiro pode se tornar atrativo por outros serviços, como a instalação de fábrica de gelo dentro do complexo.
Confira entrevista completa do secretário Guilherme Saldanha no Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas