Justiça
27/11/2025
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão, em todo o país, das ações que pedem indenizações por atrasos e cancelamentos de voos motivados por “força maior”, como mau tempo.
Os processos ficarão parados até a decisão final da Corte sobre a possibilidade de passageiros cobrarem reparações das empresas aéreas nesses casos.
A medida foi tomada em um recurso envolvendo a Azul Linhas Aéreas, condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar danos morais e materiais após o atraso e a mudança de voo de um passageiro.
Toffoli afirmou que o aumento das disputas no setor aéreo e decisões diferentes nos tribunais criam um cenário de instabilidade.
Para o ministro, a suspensão é necessária diante da “litigiosidade de massa” e da “enorme insegurança jurídica”.
Ele defendeu que todos os processos semelhantes aguardem o julgamento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda não há prazo para a análise final.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas