Cidades
01/12/2025
O Movimento de Sem Terra do Rio Grande do Norte (MST) bloqueou a RN 118 na manhã de hoje (1º) para cobrar do Governo do Estado o acesso a uma faixa de terra do Distrito Irrigado do Baixo Assu, o DIBA.
Segundo o movimento, cerca de 100 famílias aguardam o assentamento na área e vivem acampadas na região há cerca de 12 anos.
O DIBA foi criado pelo governo federal nos anos noventa e possui mais de 7 mil hectares, mas apenas metade está em uso com produção de banana, manga, coco e outros cultivos.
A segunda etapa, que tem aproximadamente 3,5 mil hectares e segue improdutiva, seria destinada a famílias selecionadas por meio de um edital prometido pelo Governo do Estado, afirma o setor de comunicação do MST.
Como o edital não saiu do papel, o movimento decidiu fechar a rodovia, que liga a BR 304 a municípios como Alto do Rodrigues, Pendências e Macau, além da BR 406 em direção a Guamaré.
A via tem tráfego intenso por causa das atividades petrolíferas e de energia renovável no Vale do Assu e no litoral, e o MST diz que só libera a estrada quando o acordo for cumprido.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas