Senai RN lançará edital para projeto eólico no mar até agosto

Example news
Reprodução/Jornal da Mix
Rodrigo Mello, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, fala sobre projeto de eólica no mar.

Economia

02/07/2025

O diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, informou hoje (2) que o Senai RN vai lançar até agosto o edital para atrair investidores interessados no 1º projeto de energia eólica offshore (no mar) que será implantado no litoral de Areia Branca (RN). Pelo menos 7 grandes empresas de energia, entre elas petroleiras, demonstraram interesse na iniciativa.

Em 24 de julho, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concedeu a licença prévia para instalação do projeto piloto, responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte.

Segundo Rodrigo Mello, a implantação do projeto experimental é um marco para exploração e produção da energia eólica offshore no Brasil, dobrando a capacidade de geração de energia atualmente produzida no país (cerca de 40 GW).

Em entrevista ao Jornal da Mix, Mello informou que a primeira fase de implantação do projeto deve levar de 15 a 18 meses, e pode atrair investimentos da ordem de R$ 50 milhões. Em seguida, será possível implantar o primeiro aerogerador no mar. "Em até 36 meses teremos o primeiro aerogerador funcionando no nosso litoral", estimou o diretor do Instituto Senai.

O projeto do Senai terá capacidade instalada de até 24,5 megawatts (MW), e servirá inicialmente o Porto-Ilha de Areia Branca.

Só para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, o RN possui hoje cerca de 10 GW de capacidade instalada de energia eólica.

Com a produção offshore, a produção de energia eólica pode dobrar.

 

Confira o vídeo da entrevista de Rodrigo Mello ao Jornal da Mix:

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas