Rogério Marinho acusa governo Lula de manobra no STF para ressuscitar aumento do IOF

Example news
Carlos Moura/Agência Senado
Senador Rogério Marinho criticou a tentativa do governo Lula em levar o caso do IOF ao Supremo.

Política

04/07/2025

O senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado, criticou o governo Lula por recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de restabelecer o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), barrado pelo Congresso.

“Estamos vendo uma crise institucional ocorrendo quando o Parlamento, pela primeira vez, em 30 anos, derrubou um decreto do governo federal”, afirmou.

Marinho acusou o Executivo de atropelar o Legislativo para cobrir buracos fiscais e manter o projeto de reeleição de Lula. “O único projeto é a reeleição de Lula, mesmo que, para isso, o país esteja destroçado”, disparou.

Segundo ele, o orçamento aprovado foi irreal, com receitas infladas e despesas escondidas. “Quando sai o relatório quadrimestral, o que o governo faz? Corre atrás de puxadinhos”, ironizou.

O senador também mirou no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e defendeu que o IOF tem natureza regulatória, não arrecadatória. Disse que a alta do imposto atinge os mais pobres. “Quem vai fazer um crediário nas Casas Bahia está pagando IOF”. 

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas