Política
04/07/2025
O senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado, criticou o governo Lula por recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de restabelecer o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), barrado pelo Congresso.
“Estamos vendo uma crise institucional ocorrendo quando o Parlamento, pela primeira vez, em 30 anos, derrubou um decreto do governo federal”, afirmou.
Marinho acusou o Executivo de atropelar o Legislativo para cobrir buracos fiscais e manter o projeto de reeleição de Lula. “O único projeto é a reeleição de Lula, mesmo que, para isso, o país esteja destroçado”, disparou.
Segundo ele, o orçamento aprovado foi irreal, com receitas infladas e despesas escondidas. “Quando sai o relatório quadrimestral, o que o governo faz? Corre atrás de puxadinhos”, ironizou.
O senador também mirou no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e defendeu que o IOF tem natureza regulatória, não arrecadatória. Disse que a alta do imposto atinge os mais pobres. “Quem vai fazer um crediário nas Casas Bahia está pagando IOF”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas