Brasil
19/01/2026
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) comunicou ontem (18) a morte de Raul Jungmann, diretor-presidente da entidade, em Brasília, após longo tratamento contra câncer de pâncreas.
Atendendo a um desejo do próprio Jungmann, o velório será restrito a familiares e amigos próximos.
Pernambucano, Jungmann esteve por mais de cinco décadas na vida pública, com passagens como vereador e deputado federal.
Também chefiou quatro ministérios nos governos Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer: Política Fundiária, Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública.
À frente do IBRAM desde 2022, defendeu mudanças no setor mineral com foco em sustentabilidade.
Em nota, a presidente do Conselho Diretor da entidade, Ana Sanches, disse que ele foi um "homem público de estatura singular, defensor da democracia e comprometido com o interesse público", além de destacar uma gestão marcada por diálogo, visão estratégica e integridade.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas