MPF pede anulação de licença da Petrobras no pré-sal

Example news
Agência Brasil
Segundo o MPF, o licenciamento do pré-sal foi feito às pressas e sem considerar impactos ambientais e sociais.

Justiça

03/12/2025

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com duas ações civis públicas para anular a licença ambiental concedida à Petrobras em setembro, que autoriza a expansão da exploração de óleo e gás na Bacia de Santos, dentro da Etapa 4 do pré-sal.

As ações miram a Petrobras e órgãos federais envolvidos no processo, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o MPF, o licenciamento foi feito às pressas e sem considerar impactos ambientais e sociais, além de ignorar a consulta prévia a comunidades tradicionais, como prevê a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho.

A procuradora da República Fabiana Schneider afirmou que houve má-fé da Petrobras e do Ibama ao conceder a licença por meio de um processo sigiloso que tramitou em apenas 11 dias.

O MPF pede que União e Ibama suspendam novos atos sobre o projeto até que pescadores artesanais, caiçaras, quilombolas e indígenas sejam ouvidos, e solicita que os órgãos federais apresentem, em até 60 dias, um plano para essas consultas.

As ações também pedem indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos e a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental complementar.

A Petrobras afirmou, em nota, que cumpriu todas as exigências legais e que suas operações seguem normas ambientais e de segurança.

A empresa reforçou que o projeto é estratégico para a segurança energética do país e integra seu Plano de Negócios 2026-2030.

O Ibama ainda não se pronunciou.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas