Justiça
02/12/2025
O MP (Ministério Público do Rio Grande do Norte) entrou com Ações Diretas de Inconstitucionalidade no TJ (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte) para suspender leis que regulamentam bets em 17 municípios potiguares.
A iniciativa ocorre após a ADI contra Bodó, onde a criação da LotSeridó levou ao bloqueio de R$ 145 milhões pela Justiça.
Segundo o órgão, as normas violam a Constituição Federal ao invadir competência exclusiva da União para legislar e explorar loterias, já pacificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na Súmula Vinculante nº 2.
O MP sustenta que os municípios usam loterias locais como suporte para apostas de quota fixa, sem fiscalização do Ministério da Fazenda, abrindo espaço para crimes como lavagem de dinheiro, especulação e fraudes.
O MP pediu medida cautelar para suspender imediatamente a eficácia das leis nas cidades de:
Para o órgão, as regras criaram um vácuo de controle e deram aparência de legalidade a plataformas que já foram associadas a esquemas irregulares no estado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas