Justiça
14/01/2026
O Ministério Público do Estado (MP) e a Polícia Civil investigam um adolescente que usou fardamento associado ao nazismo e fez saudação nazista em uma festa de formatura em Mossoró, no sábado (10).
A apologia ao nazismo é crime no Brasil e, por se tratar de menor, o ato é considerado infracional análogo ao crime.
Segundo o delegado Rafael Arraes, foi instaurado inquérito e serão expedidas cartas precatórias para oitivas do jovem e dos responsáveis, já que a família mora no Ceará, via Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) de Mossoró.
O MP abriu procedimento extrajudicial para reunir provas e apurar responsabilidades do adolescente e/ou dos responsáveis.
Em vídeo, o adolescente pediu desculpas, chamou o traje de “fantasia inadequada” e disse não imaginar a repercussão.
A faculdade Facene repudiou o ato e a organizadora afirmou que o jovem trocou de roupa após o cerimonial, reforçando que “repudia de forma veemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas