Economia
03/12/2025
O mercado de trabalho formal do Rio Grande do Norte segue andando para frente graças aos pequenos.
Segundo o Boletim de Emprego do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae), baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), micro e pequenas empresas mantêm o Estado no azul, respondendo pela maior parte dos 19.290 empregos criados até outubro.
Só em outubro foram 954 vagas abertas, resultado de 20.965 admissões e 20.011 demissões.
O mês, no entanto, ficou abaixo do esperado para um período que costuma aquecer com as contratações de fim de ano.
“Apesar do saldo positivo, outubro foi o pior dos últimos anos. Isso acende um sinal de alerta”, disse Zeca Melo, superintendente do Sebrae, ao Agora RN.
A gerente de Gestão Estratégica da instituição, Alinne Dantas, reforçou que as microempresas “aparecem consistentemente como responsáveis pela maior parcela das contratações ao longo do ano”.
Serviços, Indústria e Comércio lideram as vagas abertas, enquanto municípios como São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Lucrécia puxaram o saldo mensal.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas