Marinho prevê “crise grave” e diz que próximo governador terá de agir rápido

Example news
Maria Liz/98 FM Natal
O senador Rogério Marinho, em entrevista a 98 FM Natal nesta sexta-feira.

Política

28/11/2025

O senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado Federal, afirmou que o Rio Grande do Norte vive uma situação fiscal “extremamente grave” e que o próximo governador, seja quem for, terá de adotar medidas rápidas e firmes para evitar o colapso das contas públicas.

Em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal, ele citou o avanço acelerado das despesas com pessoal. “A folha de pagamento vai explodir no próximo ano”, disse, ao mencionar o salto de R$ 900 milhões para R$ 1,3 bilhão em poucos meses.

Marinho lembrou que o Estado encerrou o ano passado com 77% da receita corrente líquida comprometida com folha, excluindo terceirizados, o que classificou como “insustentável”.

Para ele, qualquer futuro governador terá de encarar a crise sem rodeios. “Quem for governar o Rio Grande do Norte vai ter que tomar medidas duras, assertivas, que vão tirar muita gente da zona de conforto”, declarou.

Ao comentar o cenário que será enfrentado pelo vice-governador Walter Alves (MDB), que deve assumir o Estado em abril, Marinho disse que os ajustes terão de ser imediatos, embora reconheça o limite do curto mandato.

Ele citou revisão da folha, possível Programa de Demissão Voluntária (PDV), negociação com outros poderes e até venda de ativos, como a Caern. “São nove meses. Ele precisaria fazer ajustes muito sérios na máquina pública, mas pagaria um preço político alto”, afirmou.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas