Política
08/01/2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, hoje (8), o Projeto de Lei nº 2.162/2023, o chamado PL da Dosimetria, que previa a redução de penas para condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe de Estado.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, durante ato que marcou os três anos das invasões ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao justificar o veto, Lula afirmou que os condenados tiveram pleno direito de defesa e julgamentos baseados em provas.
“Todos eles tiveram amplo direito de defesa, foram julgados com transparência e imparcialidade”, disse, ao elogiar a atuação do STF. “Julgou e condenou no estrito cumprimento da lei”.
Com o veto, o projeto retorna ao Congresso Nacional.
O texto alterava o cálculo das penas e o tempo de progressão de regime, o que poderia beneficiar condenados pelos ataques de 8 de janeiro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do governo, incluindo nomes ligados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas