Política
24/11/2025
O ex-presidente da Petrobras no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Jean Paul Prates, anunciou hoje (24) sua desfiliação do PT.
O ex-senador do Rio Grande do Norte disse que a decisão tem relação com a disputa estadual de 2026 e informou que seguirá no "campo progressista", embora ainda não tenha definido sua próxima agremiação.
Na carta entregue ao presidente nacional do PT, Edinho Silva, e divulgada nas redes sociais, Prates afirmou que sua demissão da Petrobras consolidou a percepção de "esvaziamento do espaço político" dentro do partido.
Ele também citou que as conversas recentes sobre os planos do PT para 2026 reforçaram a sensação de que sua contribuição estava reduzida.
Prates lembrou ter manifestado à governadora Fátima Bezerra o desejo de integrar a chapa governista ao Senado.
O ex-senador atribuiu sua saída da estatal a "intrigas palacianas e desinformações deliberadamente plantadas", além da "ausência de manifestação pública do partido" em sua defesa.
Disse não guardar ressentimentos e agradeceu Lula, Fátima Bezerra, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, José Dirceu e Edinho Silva.
Sobre o futuro, afirmou que buscará uma legenda com tradição de luta por justiça social e que pretende atuar na construção de uma "esquerda moderna".
Leia carta de desfiliação de Jean Paul Prates ao PT estadual:



Leia carta de desfiliação de Jean Paul Prates ao PT nacional:



é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas