Economia
24/09/2025
O presidente do Instituto de Previdência do Estado do RN (Ipern), Nereu Linhares, anunciou que vai propor a divisão do déficit previdenciário estadual entre todos os poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público. Segundo ele, em entrevista ao portal Tribuna do Norte, o cálculo atuarial já está pronto, mas será apresentado formalmente antes de ser divulgado publicamente.
“Nós queremos que cada poder assuma sua parte. Isso é feito com base em cálculo atuarial. O déficit não surgiu da noite para o dia e precisa ser equacionado com responsabilidade”, afirmou Linhares. Ele também sugeriu dilatar o prazo determinado pelo Tribunal de Contas do Estado de 60 para 180 dias para que o governo apresente um plano de ação detalhado.
O déficit do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estadual alcançou R$ 1,104 bilhão até junho de 2025, equivalente a 12% da Receita Corrente Líquida, superando o registrado no ano anterior. O TCE determinou que o Estado utilize recursos financeiros, bens imóveis e outros ativos para recompor o fundo previdenciário.
Linhares destacou que atualmente apenas o Executivo aporta recursos para cobrir o déficit, apesar de todos os poderes terem servidores inativos pagos pelo Ipern. Ele afirmou que o prazo atual é insuficiente, pois exige a criação de uma comissão integrada e contratação de empresa para cálculo atuarial, com custos elevados.
O presidente do Ipern explicou que o rombo previdenciário é resultado de décadas de desequilíbrios, incluindo benefícios paritários e regimes diferenciados, e destacou que o déficit financeiro já ultrapassa R$ 150 milhões por mês. Ele defendeu que a solução considere tanto a dívida atuarial quanto a dívida financeira do Estado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas