Economia
20/05/2025
A Petrobras avança no objetivo de explorar a Margem Equatorial.
Ontem (19), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras como parte do Plano de Emergência Individual (PEI) para a atividade de pesquisa marítima em um bloco da Bacia da Foz do Amazonas, no Amapá.
A estatal do petróleo está autorizada para realizar vistorias e simulações na região onde quer pesquisar novas reservas de óleo.
Com este passo do Ibama, a Petrobras está mais perto de obter o licenciamento do poço que deseja perfurar na costa amapaense.
O Ibama já negou autorização para a Petrobras perfurar o poço de pesquisa na área, mas a estatal recorreu e o órgão ainda não deu sua decisão final.
A peleja já dura mais de 2 anos, com direito a pressão política do presidente Lula (PT) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União).
A Margem Equatorial é o trecho do mar territorial brasileiro localizado entre o Rio Grande do Norte e o Amapá, e parte dela abrange a foz do Rio Amazonas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas