Brasil
14/10/2025
O governo federal estuda criar uma rede de trens de passageiros interligando cidades do Nordeste, com o objetivo de impulsionar o turismo e a integração regional.
A primeira linha deve ligar Recife a João Pessoa, em um trecho de cerca de 110 quilômetros. A ideia é que, no futuro, a malha ferroviária se estenda até Maceió e Natal.
Segundo o presidente da estatal Infra S.A., Jorge Bastos, os estudos fazem parte do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050), coordenado pelo Ministério dos Transportes.
“O primeiro trecho que o Ministério deu para a gente estudar é uma ligação entre as capitais que têm a menor distância entre elas”, explicou ao Valor Econômico.
Bastos afirmou ainda que o plano definirá projetos de longo prazo para melhorar o transporte de cargas e passageiros no país.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, disse durante o evento “Logística no Brasil” que a ampliação da rede ferroviária é prioridade para o governo.
Segundo ele, pelo menos R$ 60 bilhões estão previstos em investimentos no setor, incluindo novos corredores logísticos e a conclusão da Ferrovia Transnordestina, que deve começar a operar em 2027.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas