Brasil
18/11/2025
O governo federal liberou o estudo que permite o leilão de transmissão do corredor expresso Bipolo Nordeste 2, projeto de 2.500 km entre Angicos e Itaporanga 2 (Paraná).
O Ministério das Minas e Energia (MME) afirma que esta será a primeira linha em tecnologia VSC de longa distância no país, capaz de controlar com precisão o fluxo de energia e reduzir perdas, o que facilita o envio da produção eólica e solar do Nordeste.
A governadora Fátima Bezerra (PT), que pressionava pela inclusão da obra no plano federal e pela rapidez no leilão, celebrou o anúncio.
“A expansão das linhas de transmissão é essencial para consolidar novos projetos de produção de energia eólica e fotovoltaica no Rio Grande do Norte e no Nordeste. Já produzimos um volume expressivo de energia que precisa ser escoado de maneira contínua e segura”, afirmou.
O MME projeta que a nova interligação Nordeste–Sul ampliará a capacidade de exportação da região de 13 gigawatts em 2025 para 24 gigawatts em 2035.
Para o secretário adjunto Hugo Fonseca, o corredor funcionará como uma “via expressa de energia”, garantindo segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e atraindo bilhões em novos investimentos.
“Isso irá viabilizar mais de 60 GW de potência instalada em geração eólica e solar no RN e região Nordeste”, disse.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas