Funcionário terceirizado do Banco Central é preso por facilitar ataque hacker

Example news
Freepik
Terceirizado do Banco Central confessou que compartilhou senha com criminosos que fraudaram o sistema.

Segurança Pública

04/07/2025

A Polícia Civil prendeu hoje (4) um suspeito de envolvimento no ataque hacker à C&M Software, empresa que conecta instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), incluindo o Pix.

Segundo a investigação, ele trabalhava para uma terceirizada do Banco Central (BC) e teria entregado sua senha a criminosos que fraudaram o sistema.

O golpe, ocorrido na última terça (1º), causou prejuízo de ao menos R$ 800 milhões e derrubou os serviços da C&M, afetando pelo menos seis instituições, como a BMP, a Credsystem e o Banco Paulista.

O suspeito confessou ter repassado o acesso.

A empresa afirma que o ataque foi “externo”, por meio da invasão ao ambiente de um cliente, e não ao seu sistema principal.

A C&M já retomou parte dos serviços após autorização do BC.

A Polícia Federal, o Banco Central e a Polícia Civil de São Paulo seguem investigando o caso.

A lista oficial das instituições afetadas não foi divulgada, mas fontes confirmaram os nomes já citados.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas