Justiça
19/12/2025
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou hoje (19) que a Corte tem um “encontro marcado” em 2026 para discutir a criação de um código de conduta que alcance os próprios ministros.
Ao encerrar o ano judiciário, ele criticou “personalismos” e defendeu ampliar decisões colegiadas.
No discurso, Fachin disse que “a consolidação da democracia depende da internalização de práticas institucionais impessoais” e citou a proposta, “ainda em gestação”, de debater diretrizes éticas para a magistratura.
O ministro apontou como pauta a definição de “diretrizes e normas de conduta para os tribunais superiores, a magistratura em todas as instâncias e no Supremo Tribunal Federal”.
Fachin afirmou que “o diálogo será o compasso desse debate” e acrescentou que “o país precisa de paz, e o Judiciário tem o dever de semear paz”.
O tema ganhou força após casos recentes, como o do Banco Master, liquidado pelo Banco Central (BC), que envolvem críticas à transparência e a condutas de ministros, ainda sem manifestações públicas dos citados.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas