Justiça
21/01/2026
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, interrompeu as férias para conter o desgaste da Corte após investigações sobre fraudes no Banco Master.
Nos bastidores, ele tem defendido a aprovação de um código de conduta e conversado individualmente com os ministros, sem confronto direto.
Segundo relatos internos, Fachin já soma cinco votos favoráveis à proposta: o dele próprio, além de Cármen Lúcia, Kássio Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux.
Por outro lado, ele considera que Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes tendem a se posicionar contra, enquanto as posições de Flávio Dino e Cristiano Zanin ainda não estão definidas.
Para avançar, Fachin priorizou diálogo com Dino e chegou a viajar a São Luís (MA) ontem (20).
A estratégia prevê elaborar o texto antes da votação, que pode ocorrer no plenário com transmissão da TV Justiça ou em sessão virtual, o que afasta a análise imediata após o recesso de fevereiro.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas