Emendas Pix redesenham mapa do dinheiro federal no RN

Example news
Agência Brasil
Rapidez no repasse das chamadas Emendas Pix altera prioridades, acelera obras e reacende debate sobre planejamento e uso político do dinheiro público no RN.

Política

16/01/2026

O mapa dos repasses federais no Rio Grande do Norte mudou entre 2020 e 2025.

Cidades de menor porte avançaram no ranking das que mais receberam recursos via Emendas Pix, superando municípios mais populosos, segundo o Blog do Barreto.

Levantamento mostra São Gonçalo do Amarante e Caicó à frente de Parnamirim e Macaíba em volume de verbas.

A diferença está no modelo: a Emenda Pix cai direto na conta da prefeitura, sem convênios, projetos técnicos extensos ou travas burocráticas, o que acelera obras rápidas e visíveis.

O movimento levanta alertas sobre planejamento e prioridades, já que ações de curto prazo ganham espaço sobre projetos estruturantes.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reforçou a fiscalização com a Resolução nº 034/2025, para verificar se o “dinheiro vivo” gerou benefício social ou apenas fortaleceu grupos políticos.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas