Dino barra emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Example news
Rosinei Coutinho/STF
Ministro Flávio Dino entendeu que não pode ser permitido que deputados que estão no exterior irregularmente possam empenhar emendas.

Justiça

05/12/2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu proibir a liberação de emendas parlamentares apresentadas pelos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Ambos estão nos Estados Unidos e somam cerca de R$ 80 milhões em propostas ao Orçamento de 2026.

A decisão atende a um pedido da bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Segundo Dino, não é possível permitir que parlamentares atuem no orçamento público enquanto estão fora do país de forma irregular. “Admitir que parlamentares na referida condição emendem o orçamento público constitui deformação do devido processo orçamentário”, afirmou o ministro.

A decisão cita a necessidade de exercício regular do mandato para justificar o uso dessa prerrogativa.

Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos por participação na trama golpista e é considerado foragido pelo STF, vivendo em Miami.

Eduardo Bolsonaro deixou o país em fevereiro e passou a incentivar ações do governo dos Estados Unidos contra o Brasil, como o tarifaço sobre exportações brasileiras e o uso da Lei Magnitsky contra ministros do Supremo e membros do governo federal.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas