Política
05/01/2026
Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha defenderam ontem (4) uma solução para a crise na Venezuela sem ingerência externa.
A nota conjunta foi divulgada após a operação militar dos Estados Unidos (EUA), no sábado (3), que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
No comunicado, os países alertam para riscos à estabilidade regional e rejeitam controle externo.
“Manifestamos nossa preocupação diante de qualquer tentativa de controle governamental, de administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos, o que se mostra incompatível com o direito internacional e ameaça a estabilidade política, econômica e social da região”, afirma o texto.
A declaração também condena o uso da força, após Donald Trump dizer que os EUA irão governar a Venezuela durante uma transição e atuar “muito fortemente” no setor petrolífero.
Os signatários defendem soberania, não intervenção e uma saída pacífica, enquanto seguem monitorando os desdobramentos diplomáticos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas