Política
25/11/2025
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL) reuniu, hoje (25), especialistas e gestores para debater as falhas no atendimento a pacientes com Doença Renal Crônica (DRC).
O encontro, conduzido pela deputada Cristiane Dantas (Solidariedade), teve como foco alinhar fluxos e definir encaminhamentos para fortalecer a rede estadual.
Representantes do Conselho Regional de Medicina (CREME), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e do Hospital Onofre Lopes (HUOL) apontaram falta de integração, estrutura insuficiente e baixa capacidade de resposta.
“Precisamos de união e gestão eficiente”, afirmou a médica Kaliane Kabral, do CREMERN, ao lembrar que mais de 3 mil pacientes renais dependem mensalmente do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Dados apresentados pela nefrologista Bárbara Morais mostram que 9,6% da população adulta do RN já tem algum grau de comprometimento renal, enquanto 1.905 pessoas fazem diálise e outras 3.140 estão em hemodiálise.
A reunião também revelou entraves como dificuldade para exames, rastreio falho, acesso tardio e limitação para expansão do atendimento, o HUOL, por exemplo, informou que opera no limite.
Problemas de aquisição de equipamentos para diálise peritoneal e a ausência de integração entre os níveis de atenção também foram citados.
Ao final, Cristiane Dantas propôs uma reunião administrativa entre os órgãos envolvidos. “Precisamos avançar e trazer soluções para essa pauta tão importante”, afirmou.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas