Justiça
16/05/2025
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido para relatar a ação da Câmara dos Deputados que contesta a decisão da Primeira Turma da Corte sobre o caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ).
A Câmara quer suspender todo o processo contra o deputado, mas o STF limitou esse alcance, permitindo a paralisação apenas de crimes cometidos após a diplomação.
Ramagem, investigado por envolvimento na trama golpista, seguirá respondendo por golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Segundo o STF, Moraes foi designado porque já é relator de outras ações sobre o tema, apresentadas por PSOL, PDT e Rede.
Ainda não há prazo para decisão.
Na semana passada, a Primeira Turma decidiu, por unanimidade, que o Congresso não pode suspender o processo inteiro, contrariando a leitura da Câmara sobre o artigo 53 da Constituição.
A Casa, no entanto, insiste que o Judiciário não pode interferir em um juízo político.
A Câmara sustenta que a suspensão deve valer para todo o processo, o que abriria caminho para beneficiar outros réus da mesma investigação, incluindo Jair Bolsonaro.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas