Trump diz que conversa com Lula foi 'muito boa' e abre possibilidade de encontro

Example news
Reprodução/Redes Sociais
Presidente Donald Trump publicou mensagem sobre conversa com Lula em sua rede social.

Mundo

06/10/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que falou por videoconferência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (6), disse que a ligação foi "muito boa" e que gostou da conversa.

O norte-americano afirmou também que os dois farão um encontro "em um futuro não muito distante" e que a reunião presencial deve ocorrer "tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos".

"Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muita boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países", declarou o norte-americano. "Nós teremos novas discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação telefônica — nossos países irão muito bem juntos!".

A conversa entre os presidentes norte-americano e brasileiro ocorreu após Trump ter anunciado de surpresa, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que os dois haviam combinado que falariam por telefone durante um breve encontro nos bastidores.

O governo brasileiro anunciou nesta manhã que a conversa ocorreu, por meio de uma vídeochamada. Ainda de acordo com o Planlato, a reunião durou cerca de 30 minutos, e foi Trump quem telefonou para Lula — o norte-americano não confirmou a informação na publicação em que falou sobre a conversa com o brasileiro.

Em nota, o governo brasileiro afirmou também que o petista pediu a Donald Trump que reveja o tarifaço e as sanções a autoridades brasileiras, aplicadas pelo governo Trump em retaliação em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado do norte-americano, no Supremo Tribunal Federal.

Trump não mencionou o pedido de Lula de retirada das sanções, mas disse que os dois discutiram "muitas coisas".

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas