STF marca julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe para 2 de setembro

Example news
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro e outros sete réus respondem por tentativa de golpe de Estado.

Justiça

15/08/2025

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para 2 de setembro, às 9h, o início do julgamento da ação penal 2668, que tem como réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. Todos respondem por tentativa de golpe de Estado.

O caso deve ocupar oito sessões, seis delas em horários extraordinários.

Além da data inicial, as demais sessões estão previstas para os dias 3, 9, 10 e 12 de setembro.

A ação é considerada a mais avançada ligada à trama golpista denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e mira o chamado núcleo “crucial”, formado pelas supostas principais lideranças do complô.

O julgamento terá a participação dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino e do próprio Zanin, com transmissão ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e YouTube do STF.

Segundo a denúncia do procurador-geral Paulo Gonet, baseada em investigações da Polícia Federal (PF), Bolsonaro teria liderado o plano para se manter no poder após a derrota em 2022, com ataques ao sistema eletrônico de votação e incentivo a uma ruptura democrática.

A acusação inclui provas como minutas de decretos golpistas e planos que previam até sequestro e assassinato de autoridades. Os oito réus respondem por cinco crimes, com penas que podem superar 30 anos de prisão.

A defesa de Bolsonaro classificou a denúncia como “absurda” e um “golpe imaginado”.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas