Política
13/11/2025
O plenário do Senado aprovou por 45 votos favoráveis e 26 contrários, a recondução de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República (PGR) por mais dois anos.
Ele já havia sido indicado em 2023 e precisava de maioria simples na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, de ao menos 41 votos no plenário para continuar no posto.
Durante a sabatina, Gonet defendeu sua atuação no processo que denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado.
“Não há criminalização da política em si. Sobretudo, a tinta que imprime as peças produzidas pela Procuradoria-Geral da República não tem as cores das bandeiras partidárias”, afirmou.
O relator Omar Aziz elogiou o trabalho de Gonet, ressaltando que ele atuou “de forma técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à democracia ocorrido no país”.
Além de Gonet, o Senado também aprovou indicações para o Superior Tribunal Militar (STM), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas