Cidades
23/10/2025
O governo federal reconheceu a situação de emergência em 65 municípios do Rio Grande do Norte afetados pela estiagem prolongada.
A portaria publicada hoje (23) no Diário Oficial da União foi emitida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e atende a um pedido do Governo do Estado.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fonsêca, os 65 municípios foram incluídos após cruzamento de dados que identificou ausência ou fim de vigência do reconhecimento federal. “Chegamos a 130 municípios com reconhecimento vigente hoje”, afirmou.
Ele explicou que alguns municípios ficaram de fora por não preencherem o Formulário de Informação de Desastre, documento obrigatório para o reconhecimento.
O decreto estadual nº 34.946, assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) em 1º de outubro, já havia declarado emergência em 147 cidades.
As medidas incluem perfuração de poços, construção de cisternas e ações de apoio à agropecuária.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o estado registrou chuvas 16,1% abaixo da média em 2025, com maior impacto nas regiões Central e Agreste.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas