Rio Grande do Norte leva “recaatingamento” à COP30 e defende futuro sustentável

Example news
Ascom/Governo do RN
Lideranças do Nordeste se unem em projeto de recuperação do bioma caatinga.

Cidades

14/11/2025

O Rio Grande do Norte levou à COP30 a proposta de “recaatingamento”, apresentada no painel “Diálogo Pela Caatinga” com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Ela afirmou que recuperar o bioma é um projeto civilizatório capaz de transformar o Semiárido em referência de abundância e futuro. “Recaatingar é unir ciência, tradição e justiça social para regenerar a terra e a vida de quem nela vive”, disse.

Fátima destacou que o Nordeste, onde está 90% da Caatinga, já se tornou vitrine de inovação ecológica e social.

O RN, lembrou ela, foi o primeiro estado a regulamentar o Fundo Estadual de Combate à Desertificação, que garante recursos e estrutura para ações de reflorestamento e tecnologias de convivência com o Semiárido.

A governadora cobrou ampliação dos mecanismos de financiamento, afirmando que “o financiamento é importante para conter o desmatamento, enfrentar a desertificação, levar a pesquisa científica a campo e garantir a sustentabilidade para os povos da Caatinga”.

O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, reforçou o papel do Consórcio Nordeste na criação do Fundo da Caatinga, inspirado no modelo do Fundo Amazônia.

Já Marina Melo, da Potigás, disse que o recaatingamento se integra à transição energética do estado, que lidera a energia eólica na América Latina e mira a bioeconomia e o biogás.

O debate, realizado na quarta-feira (12), ressaltou que o Semiárido é uma oportunidade climática e que o Nordeste pretende transformar o bioma em política pública e esperança concreta de futuro.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas