Política
20/08/2025
A mais recente pesquisa Quaest divulgada hoje (20) trouxe melhora na aprovação de Lula, e recuperação do presidente entre os mais pobres, principalmente na região Nordeste.
A distância entre a parcela da população que aprova (46%) e a que desaprova (51%) o governo de Lula caiu pela metade em um mês, passando de dez para cinco pontos percentuais.
A avaliação do governo mostra que 39% veem a gestão petista como negativa, enquanto 31% entendem como positiva e 27% como regular. Outros 3% não sabem ou não responderam.
A melhora na aprovação foi puxada por setores tradicionalmente mais alinhados ao petismo, como mulheres, moradores do Nordeste e aqueles com renda de até dois salários-mínimos.
No Nordeste, a aprovação do governo subiu de 53% para 60% em um mês, consolidando uma diferença de 23 pontos percentuais sobre a desaprovação.
Entre os mais pobres, que ganham até dois mínimos, o governo tem 55% de aprovação e 40% de reprovação. Na pesquisa de julho, a Quaest mostrou um empate técnico na faixa.
A pesquisa questionou os entrevistados se o presidente Lula faz um governo melhor do que o de Jair Bolsonaro (PL). O resultado de agosto mostra que 43% dos brasileiros entendem que sim, eram 40% em julho. Já o percentual dos que pensam o contrário recuou de 44% para 38% no período.
Para 69% dos entrevistados da Quaest, Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, defende interesses próprios e da família na questão do tarifaço do presidente Trump.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Foram realizadas 12.150 entrevistas entre a última quarta-feira (13) e domingo (17).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas