Economia
08/10/2025
A economia potiguar bateu um novo recorde em agosto, com R$ 14,6 bilhões movimentados pelo Pix, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) em parceria com a Fecomércio de Sergipe (Fecomércio SE).
O valor é o maior já registrado desde o início da série histórica, em 2020, e consolida o sistema de pagamento instantâneo como o preferido de consumidores e empresários.
Em relação a agosto de 2024, o volume mais que dobrou, saltou 121%, o maior crescimento do país e três vezes acima da média nacional.
A retomada da economia, o aumento do emprego, a antecipação do 13º salário dos servidores e o programa de refinanciamento de dívidas (Refis) do governo estadual ajudaram a impulsionar o resultado.
De janeiro a agosto, o Pix já movimentou R$ 78 bilhões no estado, alta de 60% frente ao ano passado.
O bom desempenho também refletiu em outros indicadores: em Natal, o número de endividados caiu 2 pontos percentuais e o de inadimplentes recuou 10, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A Fecomércio aposta que o ritmo vai continuar com a chegada do Pix Parcelado, que permitirá compras em parcelas e pagamento integral imediato ao comerciante.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas