Economia
13/10/2025
A partir de hoje (13), começa a funcionar o pix automático, nova ferramenta do Banco Central (BC) que promete facilitar a vida de quem vive pagando contas recorrentes.
A ideia é simples: o usuário autoriza uma vez o pagamento e o sistema faz o resto, quitando automaticamente contas de luz, água, internet, escola, academia e outros serviços.
O cliente define as regras do jogo, como valor máximo de cada transação, uso do cheque especial e se quer receber notificações a cada cobrança.
A configuração pode ser feita pelo aplicativo ou internet banking do banco, e o cancelamento é imediato. Para empresas, o serviço tem custo, mas para pessoas físicas continua gratuito, como todo Pix.
Além da praticidade, o BC aposta que o pix automático vai ajudar a reduzir a inadimplência e ampliar a inclusão financeira, especialmente entre quem não tem cartão de crédito.
O novo sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e também é mais flexível que o velho débito automático, já que não depende de acordos específicos entre bancos e empresas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas