Economia
19/08/2025
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediado em Natal, recebeu hoje (19) o prêmio Inventor 2025 da Petrobras pelo Projeto Bravo 1 (Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore), no litoral de Areia Branca.
A premiação celebra os inventores e parceiros da Petrobras que depositaram pedidos de patentes em 2024.
Na entrega dos troféus, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis foi representado pelo engenheiro Antonio Medeiros, coordenador do projeto Bravo 1.
Por meio de um sensor óptico que utiliza feixes de laser para medir a velocidade e direção do vento, a Boia Bravo coleta, monitora e avalia os recursos eólicos offshore.
O investimento da Petrobras na primeira versão da Bravo foi R$ 11,3 milhões por intermédio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Atualmente, o projeto Bravo encontra-se na sua fase 2, e a expectativa é que o equipamento entre em estágio comercial após 2027.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas