Cidades
13/11/2025
Pescadores registraram nesta semana a morte de peixes no açude Itans, em Caicó, Região Seridó do Rio Grande do Norte.
As imagens feitas pelos trabalhadores mostram os animais acumulados às margens do reservatório, que está praticamente seco.
De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o açude está com apenas 0,09% da capacidade total, de 75 milhões de metros cúbicos, e é considerado em volume morto.
A última sangria do Itans ocorreu em 2009, e atualmente o abastecimento de Caicó é feito pela adutora Manoel Torres, que capta água do Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas.
O Igarn informou que a morte dos peixes está ligada ao baixo nível da água, que afeta o equilíbrio ambiental.
O episódio ocorre em meio à seca que atinge 83,83% dos municípios potiguares, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas