Natal concede 16% de desconto no IPTU 2026 e cria acordo para dívidas

Example news
Ascom/PMN
Boletos para pagamento do IPTU poderão ser emitidos pelo portal da SEFIN, WhatsApp ou redes do Banco do Brasil.

Cidades

26/11/2025

A Prefeitura do Natal anunciou as regras do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026, que inclui a Taxa de Lixo e a Contribuição de Iluminação Pública (COSIP), e lançou um parcelamento especial para quem possui dívidas de 2025.

Pelas normas publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), contribuintes adimplentes até 30 de dezembro de 2025 terão desconto de 16% ao pagar o IPTU em cota única até 9 de janeiro de 2026.

O secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, explicou que o pacote busca facilitar a vida do contribuinte. “Estamos garantindo condições mais acessíveis e vantajosas para que o cidadão possa manter sua regularidade fiscal. O desconto de 16% é um estímulo importante, que premia quem se organiza e contribui com a cidade”, afirmou.

A SEFIN permitirá pagamento via PIX, boleto, cartões e canais digitais, além de manter o parcelamento automático em até 10 vezes.

Para quem precisa acertar dívidas de 2025, a Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) abriu a possibilidade de parcelar débitos gerados entre janeiro e outubro em até 12 vezes, com entrada mínima de 10%.

O benefício estará disponível somente de 1º a 30 de dezembro de 2025 e garante acesso ao desconto do IPTU 2026.

Os boletos poderão ser emitidos pelo portal da SEFIN, WhatsApp ou redes do Banco do Brasil, que oferece consulta e baixa automática dos pagamentos.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas