Mercosul cria comissão para enfrentar crime organizado

Example news
Isaac Amorim/MJSP
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública.

Segurança Pública

14/11/2025

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou a criação de uma comissão do Mercado Comum do Sul (Mercosul) para enfrentar o crime organizado.

Segundo ele, “nós criamos uma comissão e uma estratégia do Mercosul contra o crime organizado transnacional”, voltada para metas de curto, médio e longo prazo que reforcem a atuação conjunta dos países do bloco.

Lewandowski afirmou que não existe “bala de prata” para combater facções e que apenas um “trabalho integrado” pode dar conta do problema.

A nova comissão deve investir em educação continuada, troca de experiências e capacitação de agentes, além de avançar na criação de um banco regional de dados sobre membros de facções, reconhecendo a natureza transnacional desses crimes.

Os ministros também fecharam um acordo sobre tráfico humano e assinaram uma declaração que reforça a segurança no Corredor Viário Bioceânico, rota que liga Brasil e Peru para escoamento de grãos e minérios.

“Os integrantes do Mercosul estão preparados e assinaram, agora, uma declaração para garantir a segurança das pessoas e o fluxo de mercadorias”, declarou o ministro.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas