Mais de mil potiguares aguardam por transplante de órgãos

Example news
Ascom/Sesap
De janeiro a agosto, foram realizados 185 procedimentos, incluindo um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea e 84 de córneas.

Saúde

01/09/2025

O Rio Grande do Norte tem 1.043 pessoas na fila por um transplante, segundo a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Entre os pacientes, dois esperam por coração, 22 por medula óssea, 363 por rins e 656 por córneas. De janeiro a agosto, foram realizados 185 procedimentos, incluindo um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea e 84 de córneas.

A campanha Setembro Verde foi aberta hoje (1º) no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, com foco em ampliar a conscientização.

“Nosso objetivo é que esse número cresça muito mais, pois muitas pessoas ainda aguardam”, disse Rogéria Medeiros, coordenadora da Central. Para o secretário de Saúde, Alexandre Motta, “temos que apontar os caminhos da informação correta sobre os transplantes, a doação. Precisamos que as pessoas entendam o papel da solidariedade e da empatia”.

Hoje, a principal barreira para aumentar as doações segue sendo a recusa familiar, segundo o Ministério da Saúde.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas