Política
20/11/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou hoje (20) o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Aos 45 anos, Messias poderá permanecer na Corte por três décadas, até atingir a idade de aposentadoria compulsória.
Para assumir o cargo, ele precisará ser aprovado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, no plenário.
A data da análise ainda não foi definida.
Messias comanda a Advocacia-Geral da União (AGU) desde 1º de janeiro de 2023.
Nascido no Recife, o indicado é procurador da Fazenda Nacional desde 2007, formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).
Ele também atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência durante o governo Dilma Rousseff.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas