Justiça suspende terceirização da gestão das UPAs de Natal

Example news
Arquivo/Blog do Diógenes
Para o juiz, a ausência de estudos adequados compromete a legalidade dos editais de terceirização da saúde em Natal.

Cidades

08/09/2025

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a suspensão imediata do processo de terceirização da gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal. 

Com isso, ficam suspensos os editais de convocação pública lançados pela Prefeitura do Natal para contratar Organizações Sociais de Saúde (OSS) para administrar as quatro UPAs do município: Satélite, Esperança, Potengi e Pajuçara.

A decisão foi expedida nesta segunda-feira pelo juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, e atendeu a pedido feito em ação popular movida pela deputada federal Natália Bonavides (PT) e pelo vereador natalense Daniel Valença (PT).

Os editais para escolha das OSSs foram publicados em 14 de julhoA previsão da Prefeitura era que os novos contratos tenham duração inicial de dois anos, com possibilidade de prorrogação por até dez anos. A troca de gestão estava programada para ocorrer a partir de 15 de setembro, mas terá de ser adiada.

Segundo a decisão, os estudos técnicos apresentados pelo Município não trazem dados objetivos nem comparativos de custos capazes de justificar a escolha do modelo de terceirização. O magistrado destacou que os documentos mencionam apenas “formulações genéricas sobre otimização do padrão de qualidade”, sem apresentar indicadores concretos de desempenho ou memória de cálculo detalhada.

Para o juiz, a ausência de estudos adequados compromete a legalidade dos editais e pode causar risco de dano ao patrimônio público, já que o valor estimado dos contratos é de R$ 114 milhões por ano.

* Com informações do Agora RN

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas