Justiça manda plano de saúde bancar tratamento completo de paciente com TEA no RN

Example news
Freepik
Tratamento autorizado pela Justiça inclui psicologia com abordagem ABA, fonoaudiologia e terapia ocupacional com integração sensorial.

Justiça

11/07/2025

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ) decidiu que um plano de saúde agiu com “abusividade” ao recusar o tratamento multidisciplinar de um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A empresa foi obrigada a autorizar todas as terapias indicadas por laudo médico, na cidade onde o paciente mora, ou custear o serviço fora da rede, conforme os valores praticados internamente.

O paciente deverá ser reembolsado integralmente em R$ 8.160, corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e com juros da taxa Selic, por ter arcado com o tratamento em clínica não credenciada.

A relatora, juíza convocada Érika de Paiva Duarte, lembrou que o Código de Defesa do Consumidor exige o cumprimento integral das prescrições médicas, especialmente em casos de TEA.

O tratamento autorizado inclui psicologia com abordagem ABA, fonoaudiologia e terapia ocupacional com integração sensorial, realizados por profissionais habilitados na cidade do autor ou, se não houver, fora da rede, com reembolso garantido.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas