Saúde
29/07/2025
O Rio Grande do Norte ultrapassou a média nacional de crianças com sobrepeso.
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, mostram que 8,49% das crianças potiguares de até 5 anos estão acima do peso.
A média brasileira é de 6,73%, e a da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 5%.
O problema piora entre os adolescentes: 39,18% deles estão com excesso de peso, mais que o dobro da média global, de 18,2%.
“O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, o sedentarismo e a rotina cada vez mais conectada a telas contribuem diretamente para esse cenário”, explica a nutricionista Raphaella Martins, da Hapvida, em Natal.
Ela defende o envolvimento das famílias, escolas e poder público para mudar esse panorama.
“Políticas públicas, acesso a espaços de lazer e campanhas educativas podem fazer toda a diferença”, afirma.
A nutricionista alerta ainda que o combate à obesidade infantil deve ser prioridade no Rio Grande do Norte, com foco em prevenção e ações conjuntas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas