Brasil
08/12/2025
Pesquisa da Demà e Nexus divulgada hoje (8) mostra que 81% dos jovens da geração Z afirmam aprender mais com aulas presenciais e 69% desejam um emprego formal, com carteira assinada.
O levantamento ouviu 2.016 pessoas de 14 a 29 anos, em todos os estados, entre 14 e 20 de julho.
A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
O estudo indica que 84% dos entrevistados consideram importante conhecer inteligência artificial (IA) para conseguir emprego, e 69% veem a tecnologia como aliada nos estudos.
Para 24%, a IA pode ser prejudicial, e 7% não opinaram.
Apenas 29% desejam trabalho informal, sem rotina, enquanto 2% não responderam.
Sobre formatos de trabalho, 48% preferem o modelo híbrido.
O trabalho presencial atrai 39%, e o remoto é a escolha de 11%.
Para o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno, os dados revelam uma geração que usa IA para produtividade, sem abrir mão da segurança do emprego formal e da interação humana.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas