Educação
11/12/2025
O professor Rafael Chaves Souto Araújo, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), foi incluído entre os cientistas mais influentes do mundo em 2025, segundo levantamento da editora científica internacional Elsevier.
Ele é um dos sete pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reconhecidos pelo impacto de estudos amplamente citados ao longo de 2024.
Rafael lidera o grupo Quantum Information and Quantum Matter, que atua em informação e computação quântica, teoria da causalidade e aprendizado de máquina.
Entre os resultados recentes, ele cita trabalhos com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), envolvendo algoritmos quânticos aplicados a eletroencefalogramas, e com a Universidade Sapienza de Roma, sobre geração de estados quânticos entrelaçados.
O pesquisador também é vice-diretor do Instituto Internacional de Física (IIF) da UFRN.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas