Cidades
04/08/2025
Uma ação conjunta entre ambientalistas, polícia e prefeitura começou a retirar jacarés da área urbana de Maracajaú, em Maxaranguape, entre os dias 29 e 31 de julho.
A iniciativa só foi divulgada neste fim de semana.
Os animais estavam em um lago temporário formado pelas chuvas desde abril, que chegou a abrigar mais de 60 jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), muitos deles circulando por ruas e até invadindo casas.
A primeira etapa da operação foi de monitoramento, com a contagem de 16 animais na lagoa principal.
No dia seguinte, cinco jacarés, todos machos, foram capturados, medidos, marcados e transferidos para áreas naturais mais seguras.
A bióloga Isadora Barreto, da APC Cabo de São Roque, alertou que novos jacarés podem surgir na cidade e orientou que, em caso de avistamento, a população deve acionar a Polícia Ambiental pelo número 190.
Segundo ela, a presença dos répteis em áreas urbanas representa perigo tanto para moradores quanto para a fauna local.
A operação de remoção continuará até que todos os animais estejam em habitat adequado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas