Política
15/08/2025
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou hoje (15) quatro representações pedindo a cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Três ações são do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que acusam o parlamentar de atuar nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro e em defesa de sanções norte-americanas.
O caso seguirá para a escolha de um relator, a partir de sorteio de três nomes, feita pelo presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União Brasil – SC).
Eduardo terá dez dias para apresentar defesa. Depois, o relator decidirá se recomenda o avanço ou o arquivamento do processo, que será votado pelo colegiado.
Além de Eduardo, Hugo Motta despachou outras 16 representações contra diferentes parlamentares.
O deputado voltou oficialmente ao mandato em 21 de julho, após licença de 120 dias, mas segue fora do Brasil. No Supremo Tribunal Federal (STF), ele é investigado por suposto crime contra a soberania nacional.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas