Governo libera compras simplificadas de alimentos afetados por tarifa dos EUA

Example news
Arquivo/Agência Brasil
Pescado faz parte da lista de alimentos que poderão ser comprados pelo governo.

Economia

25/08/2025

O governo federal publicou em edição extra do Diário Oficial da União, a lista de alimentos que poderão ser comprados de forma simplificada após serem atingidos pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Entre eles estão açaí, água de coco, castanhas, manga, mel, uva e pescados como tilápia, pargo e corvina.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, carnes e café ficaram de fora porque já possuem forte demanda em outros países.

"Tem outros mercados que querem o café brasileiro, já que não têm grande disponibilidade. (...) A carne, igualmente, tem outros mercados que quererão a carne brasileira, que é muito barata e de altíssima qualidade", afirmou.

Ele acredita que esses dois produtos ainda serão liberados do imposto pelo governo norte-americano.

A medida autoriza União, estados e municípios a adquirirem esses alimentos para programas de alimentação, como merenda escolar e hospitais, sem licitação ou estudos técnicos.

Os contratos terão validade de até seis meses e fazem parte do plano de apoio anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a sobretaxa de Donald Trump.

O orçamento de R$ 6 bilhões destinado a compras públicas deve cobrir a demanda, segundo Teixeira, que também citou a possibilidade de apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para estocagem e subsídio aos produtores.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas